Earth Overshoot Day

O Earth Overshoot Day marca a data em que a humanidade usou todos os recursos biológicos renováveis do ano, ou seja, a partir de agora estamos em déficit, consumindo mais do que a capacidade que os ecossistemas do planeta têm de se regenerar

Em 2020 este dia foi um pouco mais tarde do que nos últimos 15 anos, celebrado no dia 22 de agosto, essa data reflete a redução de 9,3% da pegada ecológica desde o dia 1° de janeiro até o dia da sobrecarga, comparando com o mesmo período do ano passado.  

Ainda assim estamos usando mais do que 60% do nosso limite, precisando de mais do que um planeta e meio para suportar os padrões de consumo e destruição que a espécie humana causa no nosso planeta

Além disso, essa redução não foi planejada, custou muito sofrimento e centenas de milhares de mortes causadas pela pandemia mas ela nos mostrou que é possível sim mudarmos nossa tendência de consumo dos recursos naturais em um curto espaço de tempo além de direcionarmos nossos esforços para construir uma sociedade que busque o bem estar a toda a humanidade

Mas como nós podemos contribuir para cada vez mais essa data seja postergada?

A atuação do ECCOSAVE junto aos seus clientes tem como premissa o foco na mudança de comportamento do consumidor rumo à adoção de contratação e consumo sustentáveis de utilities (energia, água e gás).

Desenvolvemos propostas de projetos e ações em conjunto com os clientes, em busca de modelos mais sustentáveis de produção e consumo. Modelos que respeitem o meio ambiente e que proporcionem o bem-estar – sem deixar de lado a rentabilidade de nossos clientes.

Benefícios ambientais e financeiros poderiam ser produzidos imediatamente, uma vez que já existem tecnologias comerciais prontas para edifícios, processos industriais e produção de eletricidade. Pesquisadores da Global Footprint Network estimaram que o potencial de redução atual, com o retrofit das instalações existentes, poderia mover o Overshoot Day por pelo menos 21 dias, sem qualquer perda no conforto humano ou produtividade econômica. Isso até traz vantagens comerciais.

E isso é possível?

Isso se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Nações Unidas, Energia Limpa e Acessível, que exige um aumento substancial da parcela de energia renovável na matriz energética global até 2030. Para ser sustentável, o desenvolvimento, em última análise, também deve se enquadrar no orçamento de recursos do planeta.

As tecnologias comerciais existentes e prontas para uso para edifícios, processos industriais e produção de eletricidade poderiam mover o Overshoot Day por pelo menos 21 dias, sem qualquer perda de produtividade ou conforto, de acordo com uma análise feita por pesquisadores da Global Footprint Network.

Alinhado a necessidade de reduzir a emissão de gases de efeito estufa a Eccosave tem fornecido soluções e serviços que trabalham a redução do consumo de energia das empresas em até 20%, olhando também para a otimização e melhor controle do consumo de água e gás.

Quer saber como a sua empresa pode ajudar nessa causa?

Entre em contato conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *