Eccosave https://eccosave.com.br/es/ Contenções de Custos Operacionais & IDT Thu, 11 Jun 2020 17:40:52 +0000 es-PE hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 https://eccosave.com.br/wp-content/uploads/2019/10/cropped-favicon-1-32x32.png Eccosave https://eccosave.com.br/es/ 32 32 Iluminação em Home Office https://eccosave.com.br/es/2020/06/11/iluminacao-em-home-office/ https://eccosave.com.br/es/2020/06/11/iluminacao-em-home-office/#respond Thu, 11 Jun 2020 17:40:52 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1202 Você sabia que a iluminação pode afetar na sua saúde de forma positiva e negativa durante esse período de home office? Além de todos os cuidados que se deve ter na hora de montar um home office, é importante ter uma boa iluminação nesse ambiente. Uma iluminação adequada para o home office é fundamental para […]

O post Iluminação em Home Office apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Você sabia que a iluminação pode afetar na sua saúde de forma positiva e negativa durante esse período de home office?

Além de todos os cuidados que se deve ter na hora de montar um home office, é importante ter uma boa iluminação nesse ambiente.

Uma iluminação adequada para o home office é fundamental para incentivar a produtividade e a concentração, para manter o organismo de forma ativa. Já que você vai passar muitas horas nesse local, é importante ter uma iluminação uniforme e não ofuscante para evitar fadiga nos olhos.

Ao planejar a iluminação do local de trabalho, priorize esses três conceitos: conforto, produtividade e economia.

Para uma local confortável para o trabalho, opte por uma iluminação 4000K, uma luz neutra, que além de estimular o seu trabalho, irá trazer conforto visual. Precisa ser uma luminária que traga uniformidade, isto é, que tenha uma iluminação difusa, que ilumina todo o ambiente. A iluminação deve estar localizada em um lugar onde não haja projeção do seu corpo no seu local de trabalho.

Um pendente em cima da sua mesa de trabalho, pode te proporcionar uma fonte de luz focada para auxiliar e facilitar a execução de trabalhos que exigem esforço visual intenso. O pendente pode ser utilizado em conjunto com outras fontes de luz, como uma luminária, tornando o ambiente mais agradável.  Caso você opte por esse tipo de iluminação, tente fixá-lo em um lugar que não ofusque a tela do computador.

Prefira sempre iluminação em LED, é uma excelente alternativa, pois essa tecnologia é mais potente e econômica ao longo do tempo, excelente custo-benefício. Além de não emitir radiações nocivas ao corpo. Você encontra diversos modelos e marcas no mercado, só atenção para comprar LED certificadas pelo Inmetro.

O post Iluminação em Home Office apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/06/11/iluminacao-em-home-office/feed/ 0
História das Lâmpadas https://eccosave.com.br/es/2020/06/08/historia-das-lampadas/ https://eccosave.com.br/es/2020/06/08/historia-das-lampadas/#respond Mon, 08 Jun 2020 16:25:11 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1184 Os primeiros registros que contam a história das lâmpadas datam do século XIX, uma das mais importantes criações da humanidade começou há mais de 200 anos. Hoje a iluminação elétrica é algo indispensável na vida das pessoas, tendo alta importância funcional. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre a evolução da lâmpada. A lâmpada de Thomas […]

O post História das Lâmpadas apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Os primeiros registros que contam a história das lâmpadas datam do século XIX, uma das mais importantes criações da humanidade começou há mais de 200 anos. Hoje a iluminação elétrica é algo indispensável na vida das pessoas, tendo alta importância funcional. Nesse artigo vamos conhecer mais sobre a evolução da lâmpada.

21 de Outubro: Dia Mundial da Iluminação | Blog Ourolux
http://www.ourolux.com.br/blog/2019/10/21-de-outubro-dia-mundial-da-iluminacao/

A lâmpada de Thomas Edison – incandescente

Thomas Edison foi o responsável por desenvolver o primeiro modelo de lâmpada incandescente comercializável, com pequenas dimensões simbolizava um meio pratico e barato de gerar e distribuir luz elétrica, calor e energia. Em 1879, ele fez um experimento usando um bulbo de vidro a vácuo com filamento de carvão, que ficava isolado dentro do bulbo, evitando a combustão. O filamento era aquecido a ponto de emitir luz. A luz que se acendeu se manteve acesa por 45 horas. Inicialmente a luz emitida era avermelhada e fraca.

A lâmpada fluorescente

Criado por Nikola Tesla, em 1938, chega ao mercado a lâmpada fluorescente (feita com gás argônio e mercúrio, mas eficiente que as lâmpadas incandescentes e halógenas, sendo mais economia pois emite mais energia em forma de luz do que de calor. É considerada uma lâmpada de descarga, devido a uma corrente elétrica fluindo através do gás no tubo de vidro. Elas podem ser classificadas em tubulares, eletrônicas, circulares e compactas.

https://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/lampadas-fluorescentes.html

A lâmpada halógena

Vinte anos depois, um outro tipo de lâmpada incandescente, a lâmpada dicroica halógena, com filamento de tungstênio, podendo ser aquecido a temperaturas muito altas, produzindo mais luz e mais calor, aumentando seu consumo. As lâmpadas desse tipo possuem luz mais intensa e reproduzi melhor as cores, que possibilita realçar os objetos. É muito utilizada na iluminação de destaque, tornando o ambiente mais agradável e sofisticado.

https://www.museudalampada.com.br/halogenas/

A lâmpada de vapor de sódio

Em 1962 foi desenvolvido um modelo de alta eficiência luminoso e larga durabilidade, as lâmpadas vapor de sódio. A luz nesse tipo de lâmpada é criada a partir de reações químicas que ocorrem quando a eletricidade é aplicada a diferentes gases contidos, neônio e argônio em uma câmara de vácuo de vidro. Emitem uma luz laranja/amarela e tem uma eficiência luminosa alta comparada a outras lâmpadas de descarga. Uma fonte de energia mais econômica, sendo usadas em avenidas, indústria, aeroportos e outros espaços.

https://cdpena5431.wordpress.com/2012/07/17/como-funciona-a-lampada-de-vapor-de-sodio/#jp-carousel-131

O que é LED?

LED é sigla para, em inglês, Light Emitting Diode, ou seja, diodo emissor de luz. Criado em 1963, pelo Engenheiro norte-americano Nick Holonyac. O LED é um importante elemento para facilitar nossa vida.

Sendo um componente semicondutor, que ao ser polarizado transforma energia elétrica em luz com alta eficiência luminosa e baixo consumo de energia.

Inicialmente o LED era produzido apenas na cor vermelha aplicado em equipamentos para orientar quando estava ligado ou desligado.

Entre os anos 80 e 90, com o avanço da tecnologia, os LEDs foram surgindo mais potentes, com maior intensidade luminosa e substituindo as lâmpadas. Surgiram LEDs multicoloridos, sendo oferecidos no mercado pelas cores, amarelo, verde, ciano e azul.

O post História das Lâmpadas apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/06/08/historia-das-lampadas/feed/ 0
O que é luz? https://eccosave.com.br/es/2020/06/05/o-que-e-luz/ https://eccosave.com.br/es/2020/06/05/o-que-e-luz/#respond Fri, 05 Jun 2020 18:13:36 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1178 São ondas eletromagnéticas, localizada entre as ondas infravermelho e ultravioleta, cuja a frequência torna-se perceptível ao olho humano. Assim como toda e qualquer onda eletromagnética, a luz possuí as três características físicas básicas: Intensidade – Determinada pelo brilho. Medida pela quantidade de energia irradiada a cada segundo. Frequência – Determinada pela cor. Medida pela quantidade […]

O post O que é luz? apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
São ondas eletromagnéticas, localizada entre as ondas infravermelho e ultravioleta, cuja a frequência torna-se perceptível ao olho humano.

A luz visível tem comprimentos de onda entre 400 nm e 700 nm
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/luz.htm (Fonte)

Assim como toda e qualquer onda eletromagnética, a luz possuí as três características físicas básicas:

  • Intensidade – Determinada pelo brilho. Medida pela quantidade de energia irradiada a cada segundo.
  • Frequência – Determinada pela cor. Medida pela quantidade de oscilações sofridas a cada segundo.
  • Polarização – Determinada pelo ângulo de vibração do campo elétrico que forma a luz.

O trajeto percorrido pela luz em um espaço e sua representação indica a origem da luz, ou seja, onde a fonte está sendo gerada e para onde ela está se dirigindo. A propagação da luz em meio homogêneo pode ser trajeto retilíneo e em meios não-homogêneos trajetos curvilíneos.

Fontes de Luz

É considerado fonte de luz qualquer corpo capaz de dissipar luz. Existem fontes de luz primárias e secundárias.

As fontes de luz podem ser divididas em dois:

  • Primárias – Capazes de produzir sua própria fonte de luz, também conhecidos corpos luminosos. Exemplo: Sol, chama de vela, fogo, lâmpada acesa.
  • Secundárias – Não produzem sua fonte de luz própria, apenas refletem as luz que incide sobre eles, também conhecido de corpos iluminados.  Exemplo: Lua, planetas, nuvens, parede iluminada, quadros iluminados, pessoas.

O post O que é luz? apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/06/05/o-que-e-luz/feed/ 0
Pós Pandemia: Qual o melhor caminho? https://eccosave.com.br/es/2020/05/29/pos-pandemia-qual-o-melhor-caminho/ https://eccosave.com.br/es/2020/05/29/pos-pandemia-qual-o-melhor-caminho/#respond Fri, 29 May 2020 17:24:54 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1170 Vivemos hoje a realidade da 4º Revolução Industrial, realidade essa que nos trouxe a um avanço muito grande no tratamento de informações e coleta de dados e em tempos de crise como esse que estamos passando o que mais preocupa as empresas são custos operacionais elevados e ou uma operação ineficiente, o grande problema é […]

O post Pós Pandemia: Qual o melhor caminho? apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Vivemos hoje a realidade da 4º Revolução Industrial, realidade essa que nos trouxe a um avanço muito grande no tratamento de informações e coleta de dados e em tempos de crise como esse que estamos passando o que mais preocupa as empresas são custos operacionais elevados e ou uma operação ineficiente, o grande problema é como identificar essas particularidades e maximizar suas receitas.

Um dos primeiros passos que a empresa precisa entender é que ela não vai mudar a realidade atual sem um investimento inicial, seja ele monetário ou de mão de obra própria. Identificar os seus tipos de custos e onde estão alocados em sua empresa é essencial.

Geralmente uma consultoria pode ser aplicada para identificar os custos e problemas operacionais mais agressivos bem como problemas já identificados pela própria empresa, com um bom levantamento de informações podemos aplicar a tecnologia adequada a cada situação, e assim fazer a coleta de dados necessária e empregar ainda mais tecnologia em prol de redução de custos.

Etapas da solução de contenção de custos

Costumo dizer que uma solução de contenção de custos bem desenvolvida e aplicada é feita em duas etapas: primeiro, como dito anteriormente, precisamos ter uma clareza do que devemos atacar (custo ou problema a ser reduzido ou eliminado), e um plano de ação eficaz (implementação de tecnologia de mensura de dados e dispositivos de automação), que vai me proporcionar uma redução garantida.

Problemas que possuem um retorno de investimento muito mais rápido é em sua grande maioria voltado a consumo de energia elétrica, sabemos que os custos maiores da empresa estão voltados geralmente ao custo direto de consumo de energia.

Como isso funciona no mundo real?

Vamos pensar em um cenário hipotético onde uma empresa possui seu escritório em um prédio onde três destes andares por exemplo são locados por ela, essa empresa possui diversas salas de reuniões com a qual cada sala possui seu sistema de ar condicionado, máquinas de café para seus funcionários, iluminação florescente, desktops como estação de trabalho etc. 

A primeira coisa a ser feita é identificar os problemas existentes na empresa e pensar em como solucioná-los, identificando tudo e traçando um perfil de prática usual da empresa e fazendo a medição de consumo das localidades por um período determinado e que apresente um baseline bem estruturado do padrão de consumo.

(Imagem de exemplo do antes)

Com baseline e os equipamentos de medição instalados e coletando dados, os analisamos e começamos a aplicar as soluções. Por exemplo:

  • Para a questão de iluminação pode ser feito o trabalho de troca da fluorescente por LED e um trabalho de setorização do circuito de iluminação em conjunto com sensores de presença, dessa maneira os problemas com esquecimento de iluminação ligada após expediente acaba bem como uma redução bem significativa em relação a uso fora de horário;
  • Implantação de um sistema de rede que monitora os computadores ligados na rede e os desliga de acordo com regras pré estabelecidas, dessa maneira as atualizações enviadas pela TI são executadas e estações de trabalho que iam ficar ligadas desnecessariamente vão estar desligadas, com isso temos a redução em custos diretos e indiretos.
  • Geralmente em salas de reuniões o ar condicionado acaba sendo esquecido ligado e isso gera além de um desgaste da máquina, gera também um consumo elevado de energia. Uma automação bem empregada e dimensionada nesse cenário pode além de controlar a temperatura da sala automaticamente mantendo as normas exigidas também mantém o equipamento funcionando apenas durante o uso da sala dessa maneira eliminando o desperdício.
  • Uma solução plug and play pode ser instalada nas máquinas de café e dessa maneira podemos monitorar seu consumo e desligar o equipamento em horários pré estabelecidos.

Após a aplicação das medidas temos os novos dados consolidados bem como uma gama de informações muito maior. Mantendo o monitoramento outros problemas que antes não podiam ser percebidos agora são descobertos e tratados.

(Imagem de exemplo do depois)

A tecnologia bem empregada pode fazer os custos diretos em consumo de energia caírem em média 30%, bem como custos indiretos que seriam manutenções das máquinas de ar, troca de iluminação, custo hora homem na manutenção.

Informação é um bem precioso e deve ser tratada de forma correta, sendo bem aproveitada pode trazer a empresa uma grande oportunidade de sair na frente perante tudo o que estamos vivendo e usar o dinheiro da redução e fazer um planejamento para manter seu pessoal e reduzindo o custo que precisaria reduzir de maneira inteligente investindo em tecnologia.

O post Pós Pandemia: Qual o melhor caminho? apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/05/29/pos-pandemia-qual-o-melhor-caminho/feed/ 0
Uma crise financeira no Mercado de Healthcare em tempo de COVID-19. https://eccosave.com.br/es/2020/05/07/uma-crise-financeira-no-mercado-de-healthcare-em-tempo-de-covid-19/ https://eccosave.com.br/es/2020/05/07/uma-crise-financeira-no-mercado-de-healthcare-em-tempo-de-covid-19/#respond Thu, 07 May 2020 16:47:07 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1152 Empresas de todos os segmentos sentem a necessidade de adaptações para estratégias lucrativas de sanar as despesas fixas, bem como a relação empregado e empregador. Elas são clientes do impacto brutal da economia que a América Latina enfrenta devido ao coronavírus, acarretando a recessão no mercado em 2020 que poderá ser a pior crise financeira […]

O post Uma crise financeira no Mercado de Healthcare em tempo de COVID-19. apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Empresas de todos os segmentos sentem a necessidade de adaptações para estratégias lucrativas de sanar as despesas fixas, bem como a relação empregado e empregador. Elas são clientes do impacto brutal da economia que a América Latina enfrenta devido ao coronavírus, acarretando a recessão no mercado em 2020 que poderá ser a pior crise financeira em comparação a global da década passada.

O Mercado de Healthcare

Direcionaremos aos hospitais privados que terão a estimativa de queda mensal de R$ 800 milhões neste período de pandemia, e até mesmo o próprio conceito de Healthcare que tem a filosofia de gestão, estão sofrendo imensamente com esse impacto, cuja sua maior importância engloba todos os cuidados preventivos, curativos ou paliativos com a saúde física e mental.
Essa cadeia vem sendo massacrada dia após dia, e nas últimas semanas o Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais emitiram orientações para que os hospitais privados (exceto oncológicos, psiquiátricos e maternidades) reduzissem as cirurgias eletivas (aquelas que não têm urgência) e internamentos não emergenciais. O direcionamento faz parte do plano de ação para que leitos estejam disponíveis para uma possível alta nos números de pacientes com COVID-19.

Além de afetar o faturamento, há um agravante: os hospitais oferecem um serviço essencial, poucos podem dispensar ou dar férias para as suas equipes, como outras empresas, estas deixam ainda mais exposta o problema de receita x faturamento, em meio à essa crise. Por experiência própria, durante uma internação em grande hospital particular de São Paulo, no andar em que fiquei havia um efetivo dobrado, pois o hospital foi obrigado a fechar quase 40% dos leitos disponíveis, realocando enfermeiros e técnicos para outros postos.

Custos fixos

Quando falamos de custos fixos, alguns podem ser contidos e outros não. Para as instalações dos hospitais, o consumo de energia é um dos maiores e as falhas de equipamentos podem ser ameaças catastróficas. Neste momento em que estamos passando, onde os orçamentos estão sob uma grande pressão e análises minuciosas, é necessário reduzir com segurança o consumo, eliminar o desperdício e prevenir falhas.

O monitoramento de energia no nível do dispositivo fornece aos meios de saúde uma maneira de ajudar a prever a falha do equipamento, identificar padrões de uso de energia e fornecer informações sobre reduções efetivas para liberar recursos para outras áreas críticas.
Os hospitais precisam ter metodologias de análises para garantir essas reduções e uma dessas maneiras é o monitoramento de energia. Isso pode ser em diversas camadas, desde quadros elétricos até mesmo equipamentos individualizados, dependendo do seu grau de criticidade ao seu processo.

Análises preventivas

Os dados coletados e tratados nesses casos podem gerar uma massa interessante, revelando padrões de comportamento de uso e tendência, que podem trazer insights de manutenção preventiva e identificação de problemas antes da ocorrência de falhas, trazendo uma inteligência no processo de manutenção sendo um ganho extra na economia.

Além dos ganhos em economia, o monitoramento do status do equipamento e alertas em tempo real nos hospitais refletem em uma melhoria financeira e, com as métricas operacionais referentes à energia, garantem a excelência operacional contínua. Isso porque os dados extraídos do sistema fornecem ferramentas gerenciais aos gestores para otimizar processos e procedimentos, uma forma de trazer a tecnologia como meio para melhoria contínua, fator fundamental nas mais modernas metodologias como o Six-Sigma.
Outro ponto a ser colocado é que algumas instituições de saúde têm dificuldade em correlacionar os custos de energia elétrica aos centros de custos de seus produtos como, por exemplo, exames, centros cirúrgicos, UTIs, entre outros. É possível resolver isso com o sistema de monitoramento, apenas acrescentando um módulo de rateio de custos.

Análises de comportamento

Ao analisar os padrões de consumo de energia dos dispositivos, é possível verificar como os hospitais estão se comportando com relação à anomalias nos equipamentos, performance sem controle ou sobrecargas e monitoramento remoto no nível de dispositivo. Dessas análises, é gerado um banco de dados e constantes atualizações onde são feitas comparações dos equipamentos, gerando assim alertas de manutenção preventivas. Esses alertas têm como principal característica mitigar os riscos de paradas, economias em manutenção e otimização de mão de obra especializada, além de tornar o processo de manutenção proativo.

Quando as instituições de saúde têm mais de uma instalação de saúde, dados podem ser avaliados para fazer comparações entre unidades, descobrindo sistemas que não estão funcionando corretamente, detectando desperdícios escondidos, ineficiências profissionais e assegurando que o equipamento seja otimizado e efetivo.

Com nosso know-how de eficiência energética, monitoramento e conceitos luminotécnicos, contribuímos há mais de 8 anos com as instituições de saúde para que possam economizar e valorizar seus serviços e somos o parceiro estratégico para enfeitar essa crise que assola o mundo.

fonte : https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/27/confederacao-dos-hospitais-estima-perda-de-r-800-mi-por-mes-com-pandemia.ghtml

fonte : https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/15/pacientes-com-cancer-e-cardiacos-deixam-de-buscar-atendimento-por-medo-da-covid-19-alertam-medicos.ghtml

O post Uma crise financeira no Mercado de Healthcare em tempo de COVID-19. apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/05/07/uma-crise-financeira-no-mercado-de-healthcare-em-tempo-de-covid-19/feed/ 0
Economia em Tempos de Crise https://eccosave.com.br/es/2020/04/29/economia-em-tempos-de-crise/ https://eccosave.com.br/es/2020/04/29/economia-em-tempos-de-crise/#respond Wed, 29 Apr 2020 16:04:34 +0000 https://eccosave.com.br/?p=1140 Economia todos querem, alguns enxergam a oportunidade, outros não. Como identificar? Sempre que há uma crise econômica todos começam a pensar em como reduzir seus custos e como maximizar sua receita.  A maioria dos empreendedores e gestores criam mecanismos que reduzem seus custos naquele momento para poderem “atravessar” a crise e acabam deixando de dar […]

O post Economia em Tempos de Crise apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Economia todos querem, alguns enxergam a oportunidade, outros não. Como identificar?

Sempre que há uma crise econômica todos começam a pensar em como reduzir seus custos e como maximizar sua receita. 

A maioria dos empreendedores e gestores criam mecanismos que reduzem seus custos naquele momento para poderem “atravessar” a crise e acabam deixando de dar continuidade nos projetos de redução iniciados quando a pior fase da crise é ultrapassada. 

Grande parte das empresas podem até passar ilesas pelas crises, como a 2015 no Brasil. Neste momento houve desaquecimento do mercado e desemprego. Entretanto em meio a esta crise o agronegócio foi um segmento que cresceu, não só em ganhos pela exportação devido a alta do dólar mas, principalmente, por outro motivo que explicarei mais adiante. 

E quando entramos em uma crise mundial que perdure por anos, como a famosa crise de 2008 que afetou significativamente a economia? 

Mais uma vez e, historicamente inédito, passamos hoje por uma crise econômica mundial gravíssima causada por um vírus. Neste caso os impactos econômicos são inimagináveis, agravada por uma quarentena global jamais vivenciada. Andamos às cegas e na incerteza do que e como fazer para que haja manutenção dos empregos e dos custos das empresas. Empresas estão quebrando e o desemprego aumentando. 

Desta forma, o que priorizar e o que fazer neste momento pois todos procuram soluções que vão resolver seu problema naquele momento? A questão é, como enxergar uma oportunidade que possa trazer resultados e permitam atravessar outras crises que virão pela frente?

 Enxergando uma oportunidade 

Primeiramente a empresa precisa entender seus tipos de custos. Focaremos em três tipos de custos, especificamente, sem entrar no detalhamento contábil deles. São eles os custos diretos, indiretos e ocultos. 

Podemos dizer que os custos diretos estão relacionados à mão de obra da empresa, os indiretos aos insumos da empresa como energia, água e gás e os custos ocultos são aqueles de difícil mensuração pelas técnicas contábeis, normalmente relacionados aos riscos das empresas, como multas, processos e desperdício. 

Uma vez entendido quais os custos que temos, podemos trabalhar no que reduzir. 

Normalmente em uma crise a primeira ação de redução que é tomada é o corte de mão de obra. Mas é sabido por vários estudos que cortar profissionais que teriam que 

ser recontratados após a crise é de um custo muito alto e, muitas vezes, não sendo a melhor solução. Questionar se a realocação do profissional para uma outra atividade necessária neste período poderia ser uma alternativa viável e impactaria positivamente no seu custo direto. Mas como saber quem realocar? 

Outro setor que as empresas definem para redução são os custos com energia, água e gás. Assim são criados processos e metas onde áreas que não são necessárias estarem ligadas são desligadas, campanha e normas de uso de água e gás. Para tanto será necessário alocar pessoas para que façam a auditoria e a execução das ações impactando negativamente em seus custos diretos. Entretanto como saber onde preciso e não preciso entrar com as ações, onde eu consumo, qual meu ambiente mais crítico que me direcione a uma ação efetiva? 

Conforme dito no início desta matéria, por que o agronegócio foi um segmento que cresceu durante uma crise? “Nas últimas três, quatro décadas, o agronegócio foi o único setor do país que conseguiu montar um modelo de crescimento que depende fundamentalmente de inovação tecnológica para aumento de produtividade. De tal sorte que ele consegue lidar com estrada ruim, porto que não é grande coisa e ainda assim dá resultado para o agricultor”, explica o analista de mercado José Mendonça de Barros durante a crise de 2015.

Tecnologia gerando economia

Para todas as questões abordadas no tópico anterior pode-se enxergar uma oportunidade de redução com uso da tecnologia. 

Imagine que nesta atual crise onde todos estão em quarentena, controlar sua infraestrutura de ar condicionado e iluminação da empresa, por exemplo, possa ser feito de sua casa sem estar no local. 

Imagine que você possa questionar por que o consumo de energia daquele local está mais alto que o normal tendo em vista que está tudo parado e desligado e, assim, tomar uma ação para mitigar o desvio. Tudo isto sem sair de casa. 

Saber que as contas de energia, água ou gás estão vindo corretamente sendo que não estão havendo medições por parte das concessionárias em alguns estados e você sabe qual o consumo de sua empresa historicamente e atual. Poder questionar que a multa que veio é indevida e que o imposto apurado não está correto. 

Neste período onde os produtos são de extrema relevância e que não pode haver desperdício pois cada item conta na receita, estar ciente que eles estão acomodados corretamente com as máquinas de refrigeração do ambiente ligadas e na temperatura correta, evitando desperdício com descarte de produto e até possíveis multas por acomodação em temperatura incorreta. 

Saber que seu banco de baterias (nobreak) está saudável e em plena carga sem a necessidade de enviar ninguém ao local e, assim evitar antecipadamente que numa possível falta de energia haja indisponibilidade de seus serviços.

Visão geral

Procurar uma solução que de forma única possa cobrir e gerar economia sobre seus custos diretos, indiretos e ocultos é a oportunidade que todos procuram pois pode-se reduzir custos diretos com mão de obra realizando toda a gestão remota de sua infraestrutura, reduzir custos indiretos monitorando seu consumo e suas contas de utilities e mitigar custos ocultos, evitando multas e desperdícios com acomodação de produtos em temperatura incorreta, aproveitando os exemplos acima. 

Esta solução deve ser simples, aderente à estrutura da empresa, centralizada e remota, contendo toda sua base de informações à disposição. Deve sinalizar desvios e apresentar indicadores de fácil leitura e tomada de ação. 

Uma vez ciente de suas necessidades e oportunidades, procurar uma empresa que tenha esta solução em produção com cases reais e custos acessíveis é a melhor forma de garantir o resultado de sua empresa, seja em um momento de crise, seja fora dela.

O post Economia em Tempos de Crise apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2020/04/29/economia-em-tempos-de-crise/feed/ 0
Eccosave é destaque em evento nacional de CFOs https://eccosave.com.br/es/2019/10/07/eccosave-e-destaque-em-evento-nacional-de-cfos/ https://eccosave.com.br/es/2019/10/07/eccosave-e-destaque-em-evento-nacional-de-cfos/#respond Mon, 07 Oct 2019 19:24:57 +0000 http://eccosave.com.br/?p=1000 A Eccosave marcou presença na 3ª edição do 4CFO Brasil, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o tema Finanças 5.0, o evento, que aconteceu em Jurerê de 20 a 22 de setembro, teve como objetivo abordar o avanço tecnológico em benefício das finanças das empresas e da sociedade num todo. A competitividade entre as corporações é […]

O post Eccosave é destaque em evento nacional de CFOs apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
A Eccosave marcou presença na 3ª edição do 4CFO Brasil, em Florianópolis, Santa Catarina. Com o tema Finanças 5.0, o evento, que aconteceu em Jurerê de 20 a 22 de setembro, teve como objetivo abordar o avanço tecnológico em benefício das finanças das empresas e da sociedade num todo. A competitividade entre as corporações é tema em meio às inovações, mudanças de mercado, acompanhamento de lucros e resultados, seguranças de dados e sustentabilidade. Estiveram presentes mais de 60 CFOs das principais empresas do país.
Como uma empresa de contenção de custos que já existe há sete anos, a Eccosave tem o know-how para auxiliar seus clientes na manutenção dos equipamentos e no menor custo de energia e headcount. Sendo assim, a empresa desenvolveu uma linha de produtos, junto com a L1 Smart Solutions, pioneira em eficiência energética na América Latina, que consegue atender toda a parte de equipamentos e gestão de energia para salas técnicas, lojas de departamento, edifícios comerciais, indústrias, estações de telecomunicações, galpões e outras aplicações. Tudo para trazer automação, rapidez, diminuição de desperdícios, custos excessivos e maior economia para as corporações. Além disso, a Eccosave é um braço importante do mercado por conta de sua expertise na área de iluminação.
Foram apresentados no evento alguns cases de iluminação e automação, com o ROI máximo foi de nove meses, e uma estratégia de OPEX em que o valor da prestação não chega à 35% do valor da economia, ou seja, a Eccosave exibiu uma oferta de redução de custos basicamente sem investimento. Então, se o cliente não tem budget, a empresa garante o leasing operacional ou locação dos equipamentos.
Em todas as suas propostas e estratégias, o foco é o retorno sobre investimentos, além de tornar as corporações mais competitivas em termos de lucratividade e produtividade, automatizando processos e funções para cada empresa direcionar sua atenção ao negócio. A maior entrega da Eccosave é agregar valor às empresas.
A Eccosave tem o propósito de colaborar cada vez mais com seus clientes, definindo projetos tanto de iluminação quanto de energia elétrica, em seu monitoramento, produtividade, IOT para conforto e automação, na busca de estar sempre à frente das concorrentes, entendendo as necessidades de cada empresa, devido ao seu conhecimento em redução de custos.
Hoje, a Eccosave é o parceiro mais preparado para todas as soluções de contenção de gastos de ambiente. Cada unidade de negócio é multidisciplinar e também especializada, com as mais diferentes experiências de mercado vindas de seus integrantes.

O post Eccosave é destaque em evento nacional de CFOs apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2019/10/07/eccosave-e-destaque-em-evento-nacional-de-cfos/feed/ 0
Dica: Ergonomia https://eccosave.com.br/es/2019/09/24/lorem-ipsum-dolor-sit-amet-consectetur-adipiscing-elit-sed-do-eiusmod-3/ https://eccosave.com.br/es/2019/09/24/lorem-ipsum-dolor-sit-amet-consectetur-adipiscing-elit-sed-do-eiusmod-3/#respond Tue, 24 Sep 2019 15:48:00 +0000 http://eccosave.com.br/?p=553 A estrutura escolar abriga, diariamente, um número expressivo de alunos e alunas, bem como docentes e funcionários que compõem as diversas áreas de uma instituição de ensino.

O post Dica: Ergonomia apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
Cuidado, Saúde e Bem-Estar

A estrutura escolar abriga, diariamente, um número expressivo de alunos e alunas, bem como docentes e funcionários que compõem as diversas áreas de uma instituição de ensino. Tendo o ambiente escolar o espaço onde as crianças passam o maior tempo durante o dia, assim como os educadores e demais funcionários, é de extrema importância promover interações saudáveis em aspectos que envolvem características organizacionais, físicas, mobiliárias, além de conforto, saúde e bem-estar que podem impactar diretamente na relação com o aprendizado.

A ergonomia, caracterizada como um estudo sobre a relação entre o trabalho e os indivíduos, é desenvolvido através de “técnicas de adaptações para que as condições de trabalho promovam saúde e segurança, aspectos as quais permitem que os resultados sejam bem-sucedidos”, afirma a arquiteta Amanda Schulz.

Dessa forma, a ergonomia no contexto escolar, conta Schulz, é muito importante – é necessário que todas as condições de trabalho, desde a iluminação adequada, mobiliário, até a climatização do ar, promovam em cada indivíduo uma sensação de bem-estar. Assim, é possível afirmar que a adequação ergonômica do ambiente é tão essencial quanto o programa curricular.

“É esperado dos professores melhores métodos de ensino e dos alunos desempenho satisfatório no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, que ambos realizem o melhor em suas atividades. No entanto, é preciso entender que o sucesso do aprendizado não é uma responsabilidade somente do professor e do aluno, mas também das condições do ambiente que a escola oferece”, ressalta Schulz.

Para garantir uma ergonomia educacional, com contribuições significativas ao rendimento do aluno e a qualidade do trabalho do professor, é necessário observar e acompanhar certas ações, que podem ser tomadas pelo próprio gestor ou mantenedor da instituição. Para isso, é necessário realizar uma análise ergonômica total de todos e todas que transitam diariamente na escola, criar um diagnóstico e, após esse levantamento, efetuar os ajustes – tanto nos mobiliários, como no ambiente (iluminação, temperatura, ruído), como organizacional (jornadas de trabalho, pausas, orientações).

Segundo a arquiteta, é importante destacar que, além dos itens com qualidade na iluminação, mobiliária, climatização, etc., a instituição ofereça ações de educação sobre ergonomia – desde palestras sobre postura nas carteiras quanto a importância do esporte para a prevenção de doenças, higiene, organização, entre outros. “Ações como alongamentos após determinados períodos, tanto para os professores quanto para os alunos, são interessantes, ainda mais se feitas em conjunto estimulando e melhorando as relações entre professores e alunos. Outra ação significativa é praticar algumas atividades de ensino fora do ambiente comum do dia a dia, como por exemplo as aulas de química fazendo experimentos em laboratórios, biologia analisando e estudando com o que o cotidiano tenha a oferecer”, completa.

O post Dica: Ergonomia apareceu primeiro em Eccosave.

]]>
https://eccosave.com.br/es/2019/09/24/lorem-ipsum-dolor-sit-amet-consectetur-adipiscing-elit-sed-do-eiusmod-3/feed/ 0