Pós Pandemia: Qual o melhor caminho?

Vivemos hoje a realidade da 4º Revolução Industrial, realidade essa que nos trouxe a um avanço muito grande no tratamento de informações e coleta de dados e em tempos de crise como esse que estamos passando o que mais preocupa as empresas são custos operacionais elevados e ou uma operação ineficiente, o grande problema é como identificar essas particularidades e maximizar suas receitas.

Um dos primeiros passos que a empresa precisa entender é que ela não vai mudar a realidade atual sem um investimento inicial, seja ele monetário ou de mão de obra própria. Identificar os seus tipos de custos e onde estão alocados em sua empresa é essencial.

Geralmente uma consultoria pode ser aplicada para identificar os custos e problemas operacionais mais agressivos bem como problemas já identificados pela própria empresa, com um bom levantamento de informações podemos aplicar a tecnologia adequada a cada situação, e assim fazer a coleta de dados necessária e empregar ainda mais tecnologia em prol de redução de custos.

Etapas da solução de contenção de custos

Costumo dizer que uma solução de contenção de custos bem desenvolvida e aplicada é feita em duas etapas: primeiro, como dito anteriormente, precisamos ter uma clareza do que devemos atacar (custo ou problema a ser reduzido ou eliminado), e um plano de ação eficaz (implementação de tecnologia de mensura de dados e dispositivos de automação), que vai me proporcionar uma redução garantida.

Problemas que possuem um retorno de investimento muito mais rápido é em sua grande maioria voltado a consumo de energia elétrica, sabemos que os custos maiores da empresa estão voltados geralmente ao custo direto de consumo de energia.

Como isso funciona no mundo real?

Vamos pensar em um cenário hipotético onde uma empresa possui seu escritório em um prédio onde três destes andares por exemplo são locados por ela, essa empresa possui diversas salas de reuniões com a qual cada sala possui seu sistema de ar condicionado, máquinas de café para seus funcionários, iluminação florescente, desktops como estação de trabalho etc. 

A primeira coisa a ser feita é identificar os problemas existentes na empresa e pensar em como solucioná-los, identificando tudo e traçando um perfil de prática usual da empresa e fazendo a medição de consumo das localidades por um período determinado e que apresente um baseline bem estruturado do padrão de consumo.

(Imagem de exemplo do antes)

Com baseline e os equipamentos de medição instalados e coletando dados, os analisamos e começamos a aplicar as soluções. Por exemplo:

  • Para a questão de iluminação pode ser feito o trabalho de troca da fluorescente por LED e um trabalho de setorização do circuito de iluminação em conjunto com sensores de presença, dessa maneira os problemas com esquecimento de iluminação ligada após expediente acaba bem como uma redução bem significativa em relação a uso fora de horário;
  • Implantação de um sistema de rede que monitora os computadores ligados na rede e os desliga de acordo com regras pré estabelecidas, dessa maneira as atualizações enviadas pela TI são executadas e estações de trabalho que iam ficar ligadas desnecessariamente vão estar desligadas, com isso temos a redução em custos diretos e indiretos.
  • Geralmente em salas de reuniões o ar condicionado acaba sendo esquecido ligado e isso gera além de um desgaste da máquina, gera também um consumo elevado de energia. Uma automação bem empregada e dimensionada nesse cenário pode além de controlar a temperatura da sala automaticamente mantendo as normas exigidas também mantém o equipamento funcionando apenas durante o uso da sala dessa maneira eliminando o desperdício.
  • Uma solução plug and play pode ser instalada nas máquinas de café e dessa maneira podemos monitorar seu consumo e desligar o equipamento em horários pré estabelecidos.

Após a aplicação das medidas temos os novos dados consolidados bem como uma gama de informações muito maior. Mantendo o monitoramento outros problemas que antes não podiam ser percebidos agora são descobertos e tratados.

(Imagem de exemplo do depois)

A tecnologia bem empregada pode fazer os custos diretos em consumo de energia caírem em média 30%, bem como custos indiretos que seriam manutenções das máquinas de ar, troca de iluminação, custo hora homem na manutenção.

Informação é um bem precioso e deve ser tratada de forma correta, sendo bem aproveitada pode trazer a empresa uma grande oportunidade de sair na frente perante tudo o que estamos vivendo e usar o dinheiro da redução e fazer um planejamento para manter seu pessoal e reduzindo o custo que precisaria reduzir de maneira inteligente investindo em tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *