Por que prestar atenção em BPO de Faturas de Utilities

O processo de BPO (Business Process Outsourcing) já é velho conhecido nas grandes empresas do Brasil e no mundo, focado na redução dos processos administrativos burocráticos, com players como IBM, Accenture e Triniter já prestando esse tipo de consultoria, mas mesmo com toda a tecnologia embarcada e desenvolvida, por não serem focados em detalhes técnicos, deixam de entregar para seus clientes o maior tesouro contido nas informações de alguns desses processos.

Com um olhar mais atento, nesse modelo de negócio, podemos chegar à automatização da captura e minerar dados valiosos para as empresas, principalmente no que tange a economia de energia, água e gás. Isso porque analisando o histórico dessas contas e todas a suas inúmeras variáveis é possível otimizar os custos, alterando alguns processos internos e externos. Uma solução que apenas entrega o código de barras para pagamento e envia para o ERP, pode ser considerado um BPO, porém é um desperdício de dados jogados no lixo….

Com o BPO de Faturas de Utilities, é possível verificar como está o processo interno de sua empresa para o pagamento das contas, verificação de multas, cobranças e impostos indevidos, utilização errônea de demanda, indicadores de qualidade, períodos de sazonalidade, indicadores de sustentabilidade e de metragem quadrada, para sua tomada de decisão de abertura de novas localidades ou fechamento.

O valor econômico pode chegar a 15% dos valores das contas, fora a economia que é possível ter dentro do seu processo interno. Quanto tempo e quantidade de pessoas sua empresa tem dedicado para buscar essas contas na internet? Como é feito o seu controle? Planilha de Excel?  Todo o sistema pode ser interligado com o ERP da empresa, chegando com a informação financeira, da mesma maneira que os BPO tradicionais, porém com uma riqueza de detalhes muito maiores, trazendo dinheiro novo para a companhia. Curiosidade: Uma grande distribuidora do país, só em 2020 terá de pagar quase 22 milhões de Reais em multa por conta de qualidade da distribuição, será que não vale a pena conferir se ela está fornecendo isso corretamente? Essa informação é dada nas contas de energia todo o mês.

O que é possível fazer?

Com essa ferramenta, o gestor consegue dedicar a equipe de faciliteis ou administrativa para outras funções muito mais importantes para sua operação, como busca de novas tecnologia, redução de custos contínuos, busca de novos parceiros, entre outros, mas o importante é que deixaram de perder tempo em buscar nos sites da concessionárias, dependendo dos processos muitas vezes falhos que acompanham essa tarefa.

Para alcançar esse tipo de perfeição, é necessário tecnologia, gestão e profundo conhecimento na área, pois cada detalhe importa, desde os encontrados nas tarifações de água mais simples até os modelos mais complexos, como no caso das contas de média tensão de energia, além do mais, só no Brasil temos 29 concessionárias distribuidoras de energia, cada qual com uma modelagem diferente para cobrança. Não podemos confiar em um robô para buscar as contas, você confiaria o suprimento de energia elétrica ou água de sua empresa à um robô? E se houver uma falha, quem arcará com isso? Tem de haver uma interação humana, na busca, supervisão e análise dos dados, juntamente com a tecnologia.  Da última vez que saí nas ruas, não me senti seguro como se estivesse andando nas ruas de Detroit do ROBOCOP.

Hoje cada centavo economizado nas empresas significa, maior visibilidade para o gerente, pois vai gerar maior lucratividade para o acionista, ainda mais que com a alta do dólar que estamos vivendo hoje e que será refletida nos próximos meses em nossas contas de energia, seja por conta da inflação, ou por reflexo da dolarização de Itaipu. Quer saber mais sobre o BPO de Faturas de Utilities? Entre em contato com a gente, nosso time de especialista poderá tirar todas suas dúvidas a respeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *