Então você colocou no papel todas as despesas que tem para manter a empresa funcionando. Muito bem, após esse mapeamento, vai identificar que alguns custos estão operando seu orçamento. Mas, como fazer a redução dos custos operacionais da empresa e desafogar a lista de pagamento depois?
Levantamos aqui 4 dicas essenciais para você dar início ao processo e melhorar as possibilidades de investimento desses recursos em outros setores
Conheça profundamente seu negócio
Temos certeza de que você conhece sua empresa e o mercado em que ela está inserida, mas você conhece seu negócio no detalhe?
A proposta aqui é:
– revisitar o planejamento de marketing
– revisitar o planejamento de vendas
– entender o giro do estoque e faturamento
– mapear todos os custos operacionais
Saiba mais sobre como identificar seus custos operacionais
Ao fazer isso, você acaba ficando a par de cada detalhe do seu negócio e entender onde entram cortes necessários fica mais fácil. Muitas vezes, a redução de custos operacionais da empresa está naquela fatura que vem sendo paga com atraso, por exemplo.
Situações pequenas e facilmente contornáveis.
Tenha um regime tributário adequado
De pequenas a grandes empresas, não importa o tamanho: o regime tributário que foi escolhido na sua empresa está realmente adequado ao seu perfil? Essa é uma provocação à reflexão, pois como o regime de tributação no Brasil é muito variado, é comum que se tenham dúvidas e muitas vezes algumas escolhas sejam feitas de forma errada.
Mas, pense que ter um regime tributário adequado ajuda na redução de custos, como Imposto de Renda, contribuição fiscal, COFINS, PIS e por aí vai. Qual a tributação aplicada na sua empresa neste momento?
Aplique a metodologia Lean
Essa é uma dica que vai mexer com toda a estrutura e até com a cultura organizacional da sua empresa. A metodologia lean ou Metodologia Lean Manufacturing garante a eficiência nos processos, para que não haja custos excedidos.
O interessante é que você pode usá-la tanto após mapear os custos quanto começar a aplicar e os custos a mais irão, inevitavelmente, aparecer. Grandes empresas como a Embraer aplicam a metodologia.
Ela consiste, basicamente, em retirar do processo toda e qualquer atividade que não seja de real importância. Ou, seja, junto ao seu time, você vai precisar mapear quais são as atividades que geram produtividade e produção. Sempre, com um plano de melhoria contínua, ajuda da tecnologia e a aplicação do 5S (5 palavras de origem japonesa):
- Senso de utilização (Seiri): é a utilização de materiais de forma inteligente
- Senso de organização (Seiton): organização do espaço e ferramentas utilizadas
- Senso de limpeza (Seiso): organização e limpeza do ambiente
- Senso de padronização (Seiketsu): ferramenta de padronização para manutenção de bons costumes
- Senso de disciplina (Shitsuke): é a autogestão para a manutenção do 5S
Faça a terceirização de análise e administração de utilities
Você vai perceber que, ao começar a buscar formas e métodos de redução de custos, que alguns setores da empresa vão precisar de uma análise mais profunda para encontrar custos ainda mais escondidos. Não se preocupe, isso é esperado. O processo de redução de custos operacionais envolve diversas expertises.
Nesse momento é muito importante contar com empresas que possam terceirizar esse serviço. Mas, muita atenção: você estará abrindo as portas do seu negócio, escolha empresas idôneas.
Qual é o seu principal problema e qual a expertise que está faltando? Um dos grandes problemas de grandes empresas é a redução nos custos de utilities. Esse é o seu caso também?
Conheça mais sobre como terceirizar essa demanda e conte com a gente aqui da Eccosave: temos dezenas de clientes que comprovam a eficácia da nossa terceirização de serviços, o que chamamos BPO de Faturas de Utilities.
Quer falar com a gente? Só clicar abaixo:
Quero falar sobre redução de custos de utilities
Leia também:
Custos operacionais: saiba para onde o dinheiro da empresa está indo