Desperdício de energia em redes de farmácias: como fugir desse problema?

Desde que as farmácias surgiram, aproximadamente no século X – quando ainda eram boticas – os responsáveis pelo seu gerenciamento tinham como responsabilidade oficial, o cuidado não só com a saúde de quem ia no estabelecimento, mas também com a manutenção da qualidade dos medicamentos que seriam ministrados.

Os séculos passaram e hoje em dia ter uma farmácia não é mais nada como era antigamente: além de cuidar de medicamentos e da saúde, é primordial cuidar bem da gestão de funcionários e das faturas. Quando as farmácias se organizam em uma rede, então, os desafios são ainda maiores e um dos grandes problemas pode ser o desperdício de energia.

O desperdício de energia em redes de farmácias pode acontecer por diversos motivos. Mas ele tem uma só solução: um bom diagnóstico de gastos e custos e uma estratégia para diminui-los efetivamente. Continue lendo e saiba como identificar e sanar esse problema.

Mau uso de equipamentos elétricos

Redes de farmácias são redes varejistas. E em todos os tipos de varejo, não só no mercado farmacêutico, os gastos em rede são sempre difíceis de serem mapeados. Mas, um dos principais motivos é o mau uso de equipamentos elétricos.

Alguns pontos de gasto desnecessário de energia elétrica são:

  • Sistema de ar-condicionado:  com a falta de manutenção, o ar-condicionado pode representar um gasto altíssimo na fatura de energia elétrica. Segundo pesquisa da  Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação), ele é responsável por até 60% dos gastos com energia elétrica de redes varejistas.
  • Iluminação de cada loja: gerenciar uma farmácia já é complicado quando o assunto é iluminação. Imagina uma rede! A iluminação é fator atrativo para os clientes, ajudando, inclusive, na decisão de compra. No entanto, é fácil que ela seja feita de forma excessiva.
  • Equipamento de atendimento: computadores e equipamentos para atendimento ao público também podem representar um fator de desperdício quando a sua equipe não é bem treinada para manuseá-los.
  • Equipamentos internos: fora todos os pontos de energia elétrica que são utilizados na área externa de cada uma das lojas da rede, há também os gastos com equipamentos de uso interno, como 

A melhor forma de identificar cada um desses possíveis pontos de fuga é fazer um gerenciamento com base no bom conhecimento dos seus gastos com utilities.

Você conhece realmente seu setor de utilities?

O setor de utilities é aquele responsável pelo controle – saída e entrada – de insumos como eletricidade, gás, água e outros pertinentes ao seu negócio.

Sendo assim, é importantíssimo ter um gestor ou mesmo uma equipe de gerenciamento de utilities na sua rede de farmácias. Os responsáveis por essa área devem responder e gerar relatórios que permitam a identificação de gastos e de investimentos em utilities.

Só assim é possível conhecer a fundo esse setor.

Como evitar o desperdício de energia em redes de farmácias?

Dentre as principais tendências para o setor de utilities nos próximos anos, estão: a automação com aproximação do setor de TI e a comunicação por rede de dados. 

Isso significa que todo esse setor deve passar por transformações tecnológicas importantes para que o seu negócio continue competitivo. Imagine que sua rede de farmácias consegue preços interessantes para o consumidor final, mas tem gastos excessivos no setor de utilities. 

Para evitar esse cenário, sua empresa deve investir em: diagnóstico preciso e em um plano de redução de custos com utilities. Você tem uma equipe dedicada a isso?

A terceirização do serviço de gestão de utilities é a opção de grandes redes de farmácias. Aqui na Eccosave, a metodologia utilizada consegue reduzir, comprovadamente, até 60% dos custos desnecessários com utilities. É o que chamamos BPO de utilities.

Quem sabe não é a possibilidade de diminuição e custos para a sua rede de farmácias? Fique sabendo mais sobre o assunto nos acompanhando aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais.

Você também vai querer ler:

Como ler a fatura de energia elétrica

Como fazer análise de processos internos