Gestão de contas: como otimizar o consumo de utilities na sua rede?

Chegou o fim do mês: a  contabilidade e pagamento das suas contas varia precisa acontecer. Mensalmente, as contas de utilities são colocadas na planilha e analisadas. Relatórios após relatórios fica cada vez mais claro: a gestão de contas de luz, gás e água guarda alguns mistérios de custos. 

Dentre os principais gaps encontrados na gestão de contas de utilities, quais são os que você mais identifica na sua rede? É difícil verificar qual unidade gasta mais? Ou seu problema está na otimização dos custos? 

Siga lendo nosso artigo e descubra como manter uma estabilidade de custos entre unidades da sua rede.

Quanto mais unidades, mais possibilidades

Grandes redes varejistas como redes de farmácia, redes de supermercado, hospitais têm um desafio de gestão de utilities em comum: dar conta de todas as unidades consumidoras. E cada gestor de utilities tem seu desafio específico.

Redes de supermercado, por exemplo, têm a árdua tarefa de fazer a manutenção de pontos de refrigeração diversos – além de climatização do ambiente, há também a refrigeração dos alimentos. Redes de farmácia podem enfrentar outros dilemas, assim como redes de alimentação fast food.

Mas todas têm algo em comum: quanto mais unidades, mais desafios. Isso porque as variáveis de cada unidade podem não ser as mesmas. Quando se fala em múltiplas unidades, deve-se levar em consideração o fator humano e a dificuldade de padronização. Será que é possível padronizar o consumo de cada unidade?

Você sabe qual unidade está trazendo mais custos para sua gestão de faturas?

Saber qual unidade da redes está gerando mais custos totais ou parciais pode ser difícil. Uma grande parte dos gestores conta com ajuda de planilhas. 

É comum repassar à equipe a tarefa de reunir em planilhas de excel os gastos que surgem nas faturas de energia, assim como de gás e de água. Mas, além da dificuldade de entendimento dessa leitura, o levantamento manual ainda esconde um outro risco: a imprecisão do levantamento de dados feito por pessoas.

Em um mundo data driven, dados são tudo! 

A padronização e a definição de métricas para gastos e custos em utilities pode demandar tempo, recursos humanos e recursos financeiros se não for bem gerenciada. É necessário ter um dashboard em que constem todas as variáveis importantes, tais como:

  • consumo por unidade
  • consumo por pessoal
  • consumo por clientes

Esses são alguns exemplos de métricas necessárias para que os custos sejam averiguados. Você consegue estabelecer suas métricas e trazer números sólidos para balizar suas decisões?

Uma solução para identificar e otimizar custos de cada unidade

Com um dashboard em que todos os dados estão ali lado a lado, é possível traçar uma estratégia de gestão de utilities. E sabe qual a melhor forma de fazer isso? Com um dashboard comparativo.

Com um dashboard em que é possível analisar os custos unidade consumidora e ainda fazer uma comparação entre uma e outra, e ainda mais – ao decorrer do tempo. Ou seja, você determina o período de análise e ainda faz uma comparação entre os custos de cada unidade consumidora!

Esse é o sistema que utilizamos aqui na Eccosave e que ajuda muitas empresas a otimizarem seus custos por meio de análise de dados em tempo real.

O nome dessa, que é uma entre as 26 soluções oferecidas por nossa plataforma, é Benchmarking. Por meio dela, é possível fazer todos esses comparativos. Veja abaixo:

No exemplo acima, você vê, em nosso dashboard, a comparação entre duas unidades de uma rede com informação cruzada de consumo de energia por pessoa. Ou seja, é possível ver qual unidade consumidora teve melhor rendimento e qual teve o pior, de acordo com a métrica consumo por pessoa.

Como você vê, é possível fazer diversos cruzamentos. O que isso possibilita? Uma análise muito minuciosa e a possibilidade de tomadas de decisão muito mais assertivas. É possível, também:

  • levantar dados de forma assertiva
  • determinar KPIs
  • comparar unidades consumidoras entre si
  • averiguar se uma ação de eficiência surtiu ou não efeito

Quer conhecer um pouco mais da plataforma da Eccosave e saber como otimizar sua gestão de contas de utilities? Só clicar abaixo: