3 dicas para entrar no rol das empresas sustentáveis

Sustentabilidade. Essa palavrinha que nos últimos anos está nos corredores e salas de reunião de 10 entre 10 empresas. Ao contrário do que muita gente pode achar, empresas sustentáveis não são aquelas que se comprometem com o meio-ambiente. Não só. Ter um negócio sustentável vai muito além. 

Continue lendo e saiba o que faz uma empresa ser sustentável e como chegar até esse patamar tão importante que garante mais solidez, reconhecimento no mercado, melhores relações e mais lucratividade.

O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis são aquelas que têm como base três pilares: econômico, ambiental e social. Uma empresa sustentável deve ter um conjunto de ações que a embasem de forma consciente e ética para conseguir ser perente. 

Ser sustentável significa ter recursos para a durabilidade, ou seja: ter um ambiente saudável para colaboradores e fornecedores, uma boa gestão de utilities e resíduos, 

Dica #1:  Invista no seu time

Investir no time pode parecer uma dica óbvia, mas muitas empresas  – inclusive grandes empresas – se perdem nesse caminho. Investir no time é, primeiramente, escutar seus colaboradores. E seus fornecedores também. 

Entender todas as pessoas que estão promovendo o crescimento da empresa são o “time da casa” já é um bom caminho andado. Para grandes companhias e redes, por exemplo, o trabalho pode ser um pouco mais difícil.

Uma boa saída é ter um RH estratégico contratado para que sejam mapeados todos os possíveis gaps e oportunidades, bem como os responsáveis pelos avanços possíveis.

Invista na diversidade. Quantas mulheres estão no quadro de liderança? Qual a diversidade racial na sua empresa?

Invista também em conhecimento: empodere seu time e, como líder ou gestor, cuide da sua própria liderança. Que tipo de líder sua empresa vem formando? É muito comum, em empresas com grandes demandas, lideranças sobrecarregadas e, portanto, tóxicas. Cuide disso.

Dica #2: Cuide do propósito da sua empresa

O autor britânico-americano Simon Sinek em seu livro “Comece pelo porquê” incita gestores e empresários a começarem seus negócios seguindo a metodologia do círculo dourado

Segundo a metodologia, antes de saber o que sua empresa vai vender, é necessário saber como vai vender, mas antes disso, é preciso saber o porquê. 

Por que sua empresa faz o que faz? Esse é primeiro passo para fazer com que ela seja sustentável, ou seja, uma empresa sólida o suficiente para manter-se por muitos anos gerando lucro.

Ao ter o propósito da empresa bem definido, fica mais fácil desenvolver pilares que estruturam os processos, metas, KPIs etc. Cuidar de saber o propósito também vai conversar com o pilar de responsabilidade socioambiental da empresa, já que ficam mais claras as ações que a empresa deve ter para conectar sua razão de existir com causas alinhadas.

Dica #3: Faça a gestão de utilities com profissionais

Essa é a terceira e última dica, mas não menos importante. Pelo contrário: é uma forma prática de garantir que seu negócio seja sustentável por décadas. 

A má gestão de faturas de energia, água e gás, além de poderem representar uma maior dificuldade para manter o negócio lucrativo e, portanto, sustentável, também dificulta a sustentabilidade quando o assunto é o relacionamento da empresa com o meio-ambiente.

Uma empresa que não consegue manter as utilities – água, luz, gás – no azul está comprometendo-se com dificuldades futuras, ou seja, diminuição de lucro e até dívidas por gastos desnecessários, desperdícios que poderiam ser previstos.
Como você tem gerenciado essas faturas na sua empresa? Aqui na Eccosave temos uma metodologia que já ajudou dezenas de empresas e redes a diminuírem seus custos e, como consequência, tornarem-se empresas sustentáveis.