Diagnóstico energético: você conhece seus custos no detalhe?

Saber detalhadamente o que se gasta com energia dentro da empresa pode não ser tão fácil assim. Muitas equipes têm até mesmo dificuldade de ler a fatura de energia elétrica. Por isso, é importante contar com equipes profissionais. E o primeiro passo que esses profissionais vão dar é fazer o diagnóstico energético. Continue lendo e saiba mais sobre o que é.

O que é diagnóstico energético

Nenhuma empresa funciona – ou não deveria funcionar – sem um planejamento nem sem estudos recorrentes de eficiência. Fazer diagnósticos precisos que relatem como está o andamento de cada setor é imprescindível.

O diagnóstico energético é um estudo detalhado de ações que podem ser tomadas para a melhoria da eficiência energética das instalações. Geralmente, quando se tem uma equipe de gerenciamento de utilities, esse diagnóstico fica a cargo desses profissionais.

O diagnóstico energético permite encontrar falhas e/ou oportunidades dentro do sistema. E para ser feito corretamente, deve seguir um passo a passo.

Fazer o diagnóstico energético é conhecer os detalhes dos seus custos

Um diagnóstico energético completo pressupõe algumas análises. Esqueça a metodologia do “achismo”, com um diagnóstico energético completo

Análise de equipamentos

Esta parte do diagnóstico energético consiste em averiguar o funcionamento dos equipamentos que consomem energia. Eles estão funcionando em sua máxima potência? Existe a possibilidade de desligar algum deles? As condições do equipamento, tempo e forma de uso estão puxando mais energia do que deveria?

Todas essas perguntas entram nesse momento de análise, que é super importante para cortar excessos e melhorar a utilização direta e diária dos objetos. Se você considerar, por exemplo, uma fábrica: motores utilizados devem ter uma perda mínima para que recursos sejam economizados. Isso ocorre na sua empresa?

Análise de iluminação

Na análise da iluminação lâmpadas, reatores, interruptores e o espaço em que a iluminação está são analisados. Sendo a iluminação uma fonte de gastos que, se mal gerenciados, viram fonte de custos, é importante conseguir otimizar essa utility.

Aproveitar ao máximo a iluminação do local, analisando as possíveis mudanças na arquitetura, é um exemplo de como otimizar esse aspecto na sua empresa. Sabia que um bom projeto de iluminação parte de um diagnóstico preciso e pode reduzir drasticamente seus custos?

Conheça mais sobre nossos projetos de iluminação.

Análise de demanda de consumo

A demanda de energia contratada é diferente da energia consumida na sua empresa. Nós já falamos sobre o assunto aqui no nosso blog.

Ao analisar a média entre esses dois fatores, você tem um diagnóstico preciso que mostra onde está escapando energia, onde está faltando, se você está consumindo mais do que contratou ou se contratou mais do que está consumindo.

Diminua os custos energéticos com ajuda profissional

Para fazer um diagnóstico energético completo e, consequentemente, ter uma redução de custos com o consumo de energia da sua empresa, é bom contar com profissionais especialistas no assunto.

Entre em contato com a nossa equipe, solicite uma análise e obtenha um BPO de Faturas de Utilities que vai otimizar não só a energia consumida como também o consumo em contas de água e gás.

Quero ajuda para conhecer meus custos no detalhe